Sim, já tem algum tempo que estamos olhando 2014. A agricultura acabou de plantar o novo ano, os planos publicitários ou já foram fechados ou estão na reta final. Comece você também.
Não tenho bola de cristal e nem acredito em previsões do além, porém, posso garantir algumas coisas que vão acontecer em 2014.
Datas comemorativas já estão marcadas no calendário, sem medo de errar, Carnaval, Dia da Mulher, Mães, Pais, aniversários… todas estas datas e muitas outras estarão lá, obviamente, na data prevista, com todo o empenho de todos anos, sem atraso, você pode prever que produtos pretende comprar, qual público vai atingir, quanto vai investir.
O nosso Estado vai plantar e colher, precisa de insumos, máquinas, serviços, pessoas e muito mais, já pesquisou o tamanho deste mercado para você aproveitar? Sim, em pesquisas eu acredito e sei que elas têm margem de erro, mais um motivo para acreditar nelas; mas, não adianta pesquisar sem estar apto a mudar conforme o que a pesquisa vai te mostrar, então esta é uma ótima pedida para avaliar como está seu negócio e o que pode ser melhorado e destacado.
Tem campanha política, né? não vá eleger aquele contra quem protestou. Já pensou em olhar em volta e pesquisar o que esta classe fez para nós durante o mandato, no ano que vem você ficará em dúvida sobre quem fez o que mesmo? Normalmente uma obra tem muitos "executores" e aconselho que esteja bem informado para evitar que venham maus políticos para te representar.
Viu? 2014 vem com tudo. Para ajudar na ordem, comece vendo o que fez neste ano e que precisa repetir no próximo; quanto investiu, se valeu a pena o investimento. Faça um cronograma simples e coloque na agenda com que antecedência vai pensar em cada item, pois as compras antecipadas custam menos e costumam render melhor qualidade, por exemplo, comprar brindes no fim do ano quando todos compram com prazo estourado custa mais do que negociar quando ninguém está comprando.
Pense no que tem de diferente para o próximo ano, o que pretende fazer de diferente, calcule, determine limites para a sua equipe, isso vai ajudar.Não se esqueça de datas especiais da sua cidade, sua comunidade, é importante aproveitar o contato com o público.
Se já sabe o que vai fazer, é hora de negociar com os veículos de comunicação. Garanto que um pacote anual negociado com o departamento comercial deste jornal sai mais barato do que compras avulsas; aproveite o lucro que o planejamento vai lhe dar, e não se esqueça: fique sempre de olho no plano e nos objetivos, isso evita erros.
E para finalizar, torcer para o Brasil é uma certeza. Já pensou na escala de trabalho que vai fazer para você e sua equipe? Afinal, todos irão querer assistir aos jogos da seleção, inclusive você.
Daniel Ludwig – Dreamer/Director Nova Mídia Publicidades