PUBLICIDADE

Nortão: 7 são presos acusados por crimes ambientais

PUBLICIDADE

Uma ação da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), em Feliz Natal (130 km de Sinop), ontem, resultou na prisão de 7 pessoas acusadas de crimes ambientais e na apreensão de quatro caminhões, um trator de esteira e motosseras usadas para extração ilegal de madeira. O trabalho integra a Operação Arco de Fogo cujo foco é reprimir a comercialização de produtos retirados de forma irregular das florestas e também coibir crimes ambientais.
 
Durante todo o dia cerca de trinta agentes percorreram áreas onde havia desmatamento ilegal. Para chegar a uma das clareiras, os fiscais e policiais abordaram um caminhão e o motorista indicou o ponto onde era realizada a extração. Conforme o Ibama, as características do local indicam que a extração ocorreu em um dia. Os fiscais levantam a metragem de madeira derrubada.

No trajeto até o local dos desmates ilegais, policiais flagraram 3 homens armados e apreenderam três revólveres, espingarda, munições. Eles estariam na área que faz parte do município de Nova Ubiratã e foram encaminhados ao presídio Ferrugem.

A ação é desdobramento da Arco de Fogo no Nortão na semana. Na terça-feira, em Peixoto de Azevedo, dois garimpos clandestinos foram fechados. Das 40 pessoas que estavam trabalhando no local, 7 foram presas. 3 são considerados donos dos garimpos e 4 operadores das máquinas que estavam retirando terra do fundo do rio em busca de ouro. Policiais apreenderam dois tratores esteiras e três retorescavadeiras avaliadas pela PF em R$ 1,5 milhão. A Justiça Federal concedeu a liberdade provisória aos acusados.

(Atualizada às 11:30h)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE