A implantação do sistema Cidade Digital deve contribuir para a diminuição da criminalidade. A previsão é do comandante da Regional 3 da Polícia Militar, tenente coronel, Celso Barbosa. “O sistema deve inibir e evitar principalmente a pratica de crimes de menor potencial ofensivo como furtos, por exemplo”, disse, ao Só Notícias. O monitoramento será feito por 55 câmeras (53 já estão instaladas), que variam de 300 a 600 metros, além da visualização noturna e rotação 360º. O sistema deve começar a funcionar em até 60 dias.
Pelo menos 38 pessoas trabalharão no monitoramento das imagens. Os estagiários serão coordenados pela Polícia Militar, que deve instalar a central 190 no local. O policial que estará na central passará as informações para quem estará no policiamento ostensivo das ruas, segundo o major Vagner Martins.
De acordo com o prefeito Juarez Costa, esta é a primeira etapa da Cidade Digital com investimento de R$ 10 milhões. “Em breve lançaremos a segunda etapa com investimento de R$ 9 milhões. As câmeras serão instaladas em salas de aulas e os pais poderão verificar a qualquer momento pela internet se os filhos estão na escola”, disse.
O sistema, conforme Só Notícias já informou, também prevê 22 pontos de internet gratuita, que já estão em andamento. O sinal será via rádio.
Um levantamento da PM apontou que março foi um dos meses mais violentos do ano. Já abril, segundo o coronel, está entre os níveis aceitáveis.