Um helicóptero disponibilizado pelo comando geral da Polícia Militar de Mato Grosso sobrevoa Sinop e região, desde ontem, em auxílio a operação “Saturação”, deflagrada há oito dias, com objetivo de reduzir os índices de homicídio, roubo e tráfico de drogas. A ação consiste no policiamento ostensivo com blitz e arrastões surpresas em bairros e no centro da cidade.
Em entrevista ao Só Notícias, o comandante regional da Polícia Militar de Sinop, coronel Nerci Denardi, não quantificou ainda os casos, mas informou a detenção de várias pessoas por furtos e roubos, por exemplo. Policiais do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do primeiro batalhão do Estado também reforçam a operação, por tempo indeterminado.
A ação foi pactuada entre o comandante geral da PM, coronel Lino Farias, e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, no mês passado, em Sinop. O pacto também previu que os trabalhos fossem realizados em cidades circunvizinhas como Santa Carmem, Cláudia e União do Sul.
A formação de 20 agentes prisionais para atuarem no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, também integrou o pacto firmado. Eles estão sendo treinados em Brasília, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.