PUBLICIDADE

UFMT repudia morte de estudante e aciona órgãos federais

PUBLICIDADE

A direção da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamentou a morte do estudante de Economia, Toni Bernardo da Silva, ontem à noite, em uma pizzaria, no bairro Boa Esperança, próximo ao campus de Cuiabá. Em nota oficial, a universidade informou que está acompanhando e prestando o apoio necessário aos seus amigos e compatriotas. Toni veio da Guiné Bissau juntamente com outros colegas do país africano.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Serra, explicou que já foram feitos contatos com o Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), com o Ministério da Educação e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que desenvolvem o programa, e com a Polícia Federal, para as providências. “Todas as medidas que estiverem ao alcance da UFMT serão tomadas em solidariedade”.

De acordo com a nota, Toni veio ao Brasil por meio do PEC-G, programa desenvolvido pelo MEC/MRE, para cursar Economia na UFMT. Ele iniciou o curso em 2006 e deveria terminá-lo em 2011. Em 2010, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação apoiou o então aluno e tentou auxiliá-lo para resolução de seus problemas acadêmicos e pessoais, que geraram o abandono dos estudos e a reprovação. Foi prestada assistência e oferecido acompanhamento psicológico ao estudante, por meio da Coordenação de Assistência e Benefícios (Cabes), sem a sua adesão satisfatória. Consequentemente, o desligamento ocorreu em fevereiro de 2011, conforme as exigências estabelecidas pelo Convênio PEC-G/MEC/MRE, entre as quais o abandono dos estudos e a reprovação.

“A seleção do aluno estrangeiro é feita no país de origem e a vinda e o retorno dele correm por meio do Ministério das Relações Exteriores. Atualmente a UFMT tem 13 alunos pelo PEC-G. Hoje pela manhã, eles foram recebidos, na Reitoria, para tratar do apoio e solidariedade diante da morte do colega. A UFMT repudia esta e toda forma de violência. A UFMT conta e confia no engajamento das autoridades competentes para o esclarecimento do ocorrido e punição dos responsáveis”, destaca a nota.

Conforme Só Notícias já informou, a Polícia Civil confirmou que a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa autuou, em flagrante, pelo crime de homicídio, Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27 anos, e os policiais Higor Macell Mendes Montenegro e Wesley Fagundes Pereira, ambos de 24 anos. Os três teriam agredido o estudante por cerca de dez minutos com socos e chutes, que acabou morrendo em decorrência das lesões.

Leia mais
Cuiabá: polícia confirma que 3 são autuados por morte de acadêmico
Cuiabá: acadêmico da UFMT morre em briga envolvendo soldados

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE