Os novos soldados da PM que estão sendo formados começam a ser enviados para os municípios que fazem parte dos comandos regionais. Os policiais estão sendo distribuídos conforme o índice populacional dos municípios do Estado. Apenas na região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá foram 678, que serão distribuídos entre os seis Batalhões Metropolitanos que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da Polícia Militar, além dos batalhões especializados como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).
Para o Comando Regional de Cuiabá serão 495. Já o Comando Regional de Várzea Grande contará com 183 policiais a mais em seu quadro. Para Cáceres vão mais 103 soldados; Rondonópolis contará com 88 a mais; Tangará da Serra mais 78; Juína 68, Barra do Garças 47. O Nortão ficou com menor número. Para Sinop são 44 e Alta Floresta, 29. Os comandos agora distribuirão para as cidades de suas abrangências os novos soldados.
Foram quase seis meses de Curso de Formação, que começou em fevereiro deste ano, em 12 cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Sinop, Alta Floresta,Tangará da Serra e Vila Rica, capacitando os novos militares para prática da atividade policial.
Conforme o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel PM Jorge Antônio de Oliveira Paredes, ao longo de todo o período do curso, os soldados foram preparados e capacitados com orientações teóricas e práticas do cotidiano do trabalho de um policial militar. Segundo Paredes, os alunos tiveram aulas nas áreas técnicas, direitos humanos, cidadania e relações interpessoais.