A Polícia Federal de Sinop já cumpriu 11 mandados dos aproximadamente 30 expedidos para a região Norte na Operação Jurupari. A informação foi confirmada, agora há pouco, pelo delegado Paulo Melo, em entrevista coletiva. Ele destacou que a federal não divulgará lista de nomes dos presos. Embora não confirme, madeireiros, fazendeiros e engenheiros florestais estão entre os presos. “Para região de Sinop e adjacências foram expedidos mais ou menos 30 mandados de busca e prisão, 14 são para Sinop e 14 para Alta Floresta, Itaúba, Apiacás, Nova Bandeirantes”, explicou. Ao todo são cerca de dez municípios da região Norte. Conforme Só Notícias informou, em primeira mão, a operação foi deflagrada para prender envolvidos com extração ilegal de madeira de áreas indígenas e parques nacionais, bem como fraudes em planos de manejo (obrigatórios para extrair madeira de determinadas áreas), dentre outras irregularidades. O esquema vem sendo investigado há 2 anos.
As prisões expedidas são preventivas e, estão sendo acompanhadas por apreensões de documentos. Não foi confirmado se houve apreensão de dinheiro. Até o momento, ninguém reagiu a prisão. Os presos estão sendo ouvidos da delegacia da PF em Sinop e posteriormente serão encaminhados para o Ferrugem.
De acordo com o delegado, servidores públicos estão sendo procurados operação e alguns já foram presos. O cumprimento dos mandados continuam e a expectativa é que seja finalizado ainda hoje. O delegado reafirmou que, mesmo com a fuga de 19 detentos, esta manhã por um túnel, os presos serão encaminhados para o Ferrugem. “Importante mencionar que pela natureza das prisões e pela própria natureza dos presos, eles serão alojados separado dos outros presos que estão lá”, destacou.
Mais de 100 agentes, incluindo de outros Estados, estão atuando na operação. “O crime ambiental tem uma linha de atuação que dependendo da pessoa do alvo pode atuar na negociação junto a empresa facilitando licenças ou autorizações de desmatamentos e liberações de explorações ambientais, então, basicamente, essa operação se situa neste ciclo”, explicou.
Leia ainda
PF prende esposa de Riva e ex-secretário da Sema
Nortão: PF deflagrada operação e procura 90 por crimes ambientais
Delegado Paulo Melo, de Sinop, na entrevista coletiva
Policiais com documentos apreendidos com envolvidos no Nortão