sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Advogados e ex-prefeito presos; PF ouve ex-juízes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a operação Asafe para prender 9 pessoas. A confirmação acaba de ser feita, ao Só Notícias, por uma fonte na Superintendência da PF, em Cuiabá. As prisões foram determinadas pelo Superior Tribunal Justiça (STJ). São 9 mandados de prisões temporárias e 30 de buscas e apreensões. A maioria será cumprida em Cuiabá. Advogados e outras pessoas que serão investigadas por suposto envolvimento em vendsa de sentenças no Judiciário. O processo corre em segredo de justiça.

13:01h – Salmo 82, do nome da Operação Asafe. Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações

12:53h – A operação Asafe está repercutindo a nível nacional. A Rede Globo divulgou, no Jornal Hoje, imagens dos federais fazendo buscas e apreendendo documentos. E destacou que está sendo investigada venda de sentenças. Os jornais O Globo e Estadão também destacaram as prisões e apreensões.

10:59h – Policiais apreenderam na casa do juiz do TRE Eduardo Jacob dois computadores e um revólver. Ele foi a sede da PF para assinar termo de doação da arma.

10:52h – O ex-servidor do Tribunal de Justiça Jarbas Nascimento, que é advogado e foi chefe de gabinete do desembargador aposentado José Tadeu Cury também estã prestando depoimentos

10:45h – A Polícia Federal confirma que há 7 pessoas presas até agora. Há 2 foragidos. Não foram fornecidos nomes.

10:42h – O delegado Carlos Eduardo Fistarol está conduzindo o inquérito.

10:31h – A OAB confirma a prisão da advogada Celia Cury, esposa do desembargador aposentado José Tadeu Cury, que está sendo investigada.

10:20h – O superintendente da PF Valmir Lemos de Oliveira concede entrevista coletiva e diz que a operação é muito difícil porque envolve autoridades públicas e instituições

10:03h – O ex-prefeito de Alto Paraguai Alcenor Alves de Souza está entre os presos.

09:59h – A ex-juíza do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Maria Abadia de Aguiar, acaba de sair da sede da Polícia Federal. Ela prestou depoimento referente a suposta venda de sentença, relacionada a prefeituras de Barão de Melgaço e Alto Paraguai. “Estou tranquila, nunca vendi sentença”, disse, ao Midia News.

09:35h – A Polícia Federal confirmou que cinco advogados estão presos, mas não forneceu a lista com nomes. 125 agentes participam da operação.

09:32h – Em nota a PF informa que as investigações foram iniciadas em 2007 quando a Polícia Federal em Goiás indicou situações que envolviam possível exploração de prestígio em Mato Grosso. Mas não menciona se estaria sendo investigada suposta venda de sentenças na justiça matogrossense.

09:13h –  O presidente da OAB, Claudio Stabile, confirmou que o advogado e ex-juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Renato Vianna foi intimado para prestar esclarecimentos na PF.

09:11h – A Polícia Federal confirmou ao Só Notícias que não há mandados de prisões a serem cumpridos na região Norte

09:07h – O STJ e a PF investigam entre os acusados casos de corrupção ativa, formação de quadrilha e exploração de prestígio. Lobistas estariam entre os presos

09:05h – Mais de 6 pessoas presas já estão na sede da Polícia Federal na capital

08:51h – Os mandados de prisões estariam sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai. A PF não confirmou se juízes são alvos da operação.

08:49h – As ordens de prisões, buscas e apreensões de documentos foram expedidas pela ministra Nancy Andrighi, do STJ.

08:42h – O presidente da OAB Mato Grosso, Claudio Stabile, está na sede da Polícia Federal e informou, há instantes, ao Só Notícias, que “o processo tramita, em Brasília, em segredo de justiça. Estamos aguardando mais informações”, disse.

08:23h – A ação da Polícia Federal é também para cumprimento de mandados de busca e apreensões em escritórios de advogados. 

08:14h- Esta é a primeira operação em Mato Grosso sob comando do novo superintendente estadual da PF, delegado Valmir Lemos de Oliveira.

08:10h- O nome da operação é referente ao Salmo 82, o Salmo de Asafe, que fala que Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses e faz uma reflexão sobre julgamento injusto.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Criminoso que responde mais de 30 inquéritos por roubos e furtos é preso em MT

Um criminoso que responde a mais de 30 procedimentos...

Empresário é preso suspeito de furtar energia em Mato Grosso

Uma boate e uma distribuidora de bebidas, localizadas na...
PUBLICIDADE