Parte da região Norte mato-grossense está sem acesso à internet devido a problemas no fornecimento do serviço prestado por uma operadora de telefonia. A interrupção começou por volta das 9h20 e está dificultando o trabalho de empresas de vários segmentos que dependem do serviço para acessar sistemas e, também, realizar vendas com o uso do cartão de crédito (a efetivação do pagamento fica prejudicada). Ligações para alguns celulares também estão apresentando dificuldades. Municípios como Sinop, Sorriso, Cláudia, Alta Floresta, entre outras, estão sendo afetadas.
Só Notícias tentou contato com a empresa de telefonia, no entanto, até o momento ninguém atende. Os motivos da interrupção ainda são desconhecidos. Esta não é a primeira vez que o fato ocorre. No ano passado, o fornecimento chegou a ser suspenso por diversos dias, entre julho, agosto e também em novembro, sempre durando várias horas. Na época, o motivo alegado pela companhia foi de que as interrupções eram decorrentes a rompimentos de cabos de fibra óptica provocados pelos serviços de duplicação da BR-163, entre Cuiabá e Posto Gil, responsabilizando o Departamento Nacional de Transportes (Dnit).
Na ocasião, a companhia responsável chegou a ser notificada pelo Procon do Estado após a realização de uma audiência publica em Sinop, feita em agosto, onde representantes da empresa de telefonia se comprometeram a investir cerca de R$ 3 milhões na elaboração de uma rota alternativa de cabos, que seria acionada automaticamente a partir da falha na rota principal.