Os índios da etnia Terena devem manter a BR-163 bloqueada por tempo indeterminado. A confirmação foi feita, agora há pouco, pelo policial rodoviário federal Michelangelo Dal Pai Sandri. “Eles estavam com faz da Funai nas mãos, mas querem alguém com poder maior para negociar. Estão irredutíveis e decididos a permanecer no local”, disse.
Desde ontem, ao meio-dia, eles estão acampados na rodovia. Conforme Só Notícias já informou, durante à tarde os índios liberaram o tráfego às 13 horas, mas voltaram a bloquear a passagem dos veículos por volta das 16h. Somente ambulâncias e carros de emergência estão sendo liberados.
Michelangelo fez uma alerta aos motoristas que evitem pegar a estrada e permaneçam nas cidades onde estão. “Itaúba e Santa Helena são municípios com pouca estrutura e não tem condições de dar suporte a muita gente. Então, pedimos para que as pessoas fiquem em Sinop ou nas cidades onde estão na região. Evitem vir para esses municípios”, solicitou.
Cerca de 100 índios entre homens mulheres e crianças, estão no local. O grupo exige da Funai o envio de um representante para atender reivindicações como demarcação de áreas e implantação de uma unidade de assistência -inclusive de saúde- em suas terras, no município de Matupá.