PUBLICIDADE

Juiz federal suspende audiência pública sobre usina em Sinop

PUBLICIDADE

O juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, acatou parcialmente a ação do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou, em cárater liminar, a suspensão da audiência pública referente ao procedimento de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop, projetada para gerar 400 megawatts. O evento estava marcado para acontecer nesta quinta-feira (18) e é obrigatório para que seja expedida a licença ambiental. A Aneel determinou que as licenças ambientais  devem ser apresentadas até 13 de dezembro e o empreendimento que não tiver autorização será excluído do leilão.

Na decisão, o magistrado considera importante a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no processo de licenciamento, além do estudo sobre a viabilidade de transporte aquaviário. “Tenho por relevante o argumento de que se faz necessária a participação do Ibama no processo de licenciamento, tanto mais quando, ainda hoje, se noticia que a própria autarquia (Ibama) suspendeu o andamento da obra Belo Monte. Além disso, o aproveitamento sustentável de recursos hídricos não pode ser feito sem que o projeto disponha sobre a viabilidade ou não de transporte aquaviário – Lei nº 9.433/97”, destaca.

No pedido a Justiça Federal, o MPE alega que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) não é o órgão competente para analisar o procedimento de licenciamento ambiental para a obra. Além disso, o órgão sustenta que o rio Teles Pires é da União, pois banha mais de um estado brasileiro, e por isso a Sema estaria “usurpando a competência do Ibama, acarretando nulidade absoluta do procedimento”.

As audiências agendadas para acontecer nos municípios de Ipiranga do Norte (hoje), Sorriso (amanhã), Cláudia (sexta-feira) e Itaúba (sábado) estão mantidas.

Conforme Só Notícias já informou, a discussão sobre a instalação ou não da Usina Hidrelétrica de Sinop vem gerando polêmica há vários dias. Entidades de classe do município estão mobilizados contra a instalação do empreendimento e protocolaram vários pedidos de suspensão desta audiência pública no Ministério Público Estadual de Sinop. A manifestação mais recente foi a de índios e Movimento dos Sem Terra (MST) que foram até o prefeito Juarez Costa para que ele assinasse um manifesto contra a usina. O prefeito se negou a assinar.

Leia ainda
Fixado em leilão preço da usina hidrelétrica em Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE