A coleta de dados do Censo Populacional 2010 foi finalizada na capital. De acordo com o IBGE, foram contabilizados 530.308 habitantes em 191.911 domicílios cuiabanos, o que corresponde a 96,32% da população. Mas o índice de domicílios fechados ficou em 2,27 % o que corresponde a 4.347 residências. “São, na maioria, condomínios fechados, onde tivemos mais dificuldades. Algumas vezes os moradores não se encontram em casa, mas em outros casos existem aqueles que se recusam a receber os recenseadores”, explica a coordenadora operacional do Censo em Mato Grosso, Milane Chaves.
Porém, a coordenadora ressalta que a capital não corre o risco de perder recursos federais por causa da parte da população que não foi entrevistada durante o censo. Essas pessoas serão aferidas pela média de moradores em cada residência, que é de 3,34 %. “Faremos a imputação dos dados, para que o município não seja prejudicado”, afirma. Entretanto, as pessoas que ainda não foram entrevistadas podem responder às perguntas pela internet, acessando o site do IBGE.
A média de moradores por residência na capital diminuiu em relação ao Censo de 2000, que era de 3,74. Outro fator interessante é o percentual de mulheres que ultrapassa o de homens em Cuiabá; elas formam 51,14% da população, enquanto eles são 48,46%. Característica que foge ao perfil geral do Estado de Mato Grosso, cujos índices são 51,04 % de homens e 48,96 % de mulheres.
No próximo dia 04 sairá um resultado preliminar do Censo que será publicado no Diário Oficial da União.