Os sem terras acabaram de liberar o tráfego na BR-163, em Sorriso, e prometem retormar o bloqueio nesta 3ª feira de manhã caso as negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra- não avancem. O representante da procuradoria do instituto, José Bruno, superintendente-adjunto, Luís Barreto e o responsável pelos conflitos agrários, Salvador Soltério estão conversando com líderes do MST para chegar a um acordo e evitar novos bloqueios na principal rodovia que liga o Nortão a capital.
Longas filas de carretas, caminhões e veículos nos dois lados da pista e o tráfego ainda é lento. A interrupção durou cerca de 5 horas esta tarde. Pela manhã, foram mais de 6 horas. Os manifestantes protestam contra saída de 300 famílias de uma fazenda, em Boa Esperança do Norte, após ser concedida reintegração de posse para o dono da área.
Caso não cheguem a um acordo amanhã à 5h, será retomado o bloqueio até que as negociações encerrem.
O grupo, que colocou galhos e pneus na pista e só permitiu ambulâncias e viaturas policiais passarem, quer a reintegração da área do assentamento Santa Rosa 1 (em Boa Esperança), a criação de quatro assentamentos em Cláudia (90 km de Sinop), implantadas escolas nos assentamentos e distribuídas cestas básicas e lonas, cuja interrupção teria ocorrido há cerca de 1 ano e meio
(Atualizada às 18:32h)
Leia ainda
Sem terra voltam a bloquear BR-163 em Sorriso
Sem terra liberam tráfego na BR-163 no Nortão por algumas horas