O Ministério da Educação e Cultura publicou hoje o decreto, assinado pelo ministro Aloisio Mercadante, para instalação da Faculdade de Medicina Federal em Sinop. É o ato que confirma a instalação do curso na UFMT sinopense. Serão 60 vagas. O próximo passo é começar a instalação da estrutura de laboratórios, biblioteca, contratação de corpo docente e outras necessidades para o curso ser ministrado. Ainda falta definir quando será o primeiro vestibular, mas a expectativa é de ser no primeiro trimestre de 2014.
“Esta é uma grande notícia. É fruto de uma luta intensa que foi iniciada ano passado quando fizemos audiência pública, mobilizando apoio das entidades estudantis, da UFMT e de vários segmentos da sociedade, apoiando nossa luta para Sinop ter este que é um dos cursos mais procurados no país e que poucas cidades têm. Sinop da um salto gigantesco no ensino superior e passa a ser referência nacional também no setor de medicina”, disse o deputado federal Nilson Leitão, que esteve articulando no MEC a instalação do curso para Sinop. “É uma conquista de todo o Norte de Mato Grosso”, emendou. Leitão (PSDB) parabenizou o governador Silval Barbosa (PMDB) pelo empenho em viabilizar o curso de Medicina para Rondonópolis. “A região Sul de Mato Grosso também vai ser fortalecida”, destacou.
O MEC também confirmou a instalação da Faculdade de Medicina em Rondonópolis (também na UFMT). A previsão inicial é que o curso terá 40 vagas.
O governador Silval Barbosa classificou de históricas as confirmações de Medicina para Sinop e Rondonópolis. “Um Estado com o tamanho que Mato Grosso tem, necessita de uma formação maior de médicos. Os novos cursos vão garantir uma formação de qualidade para os profissionais que vão atender o nosso povo”. O governador lembrou que recentemente, o Governo conseguiu levar o curso de Medicina para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres.
(Atualizada às 19:52h)