Mato Grosso é o quinto Estado do país com maior número de bibliotecas públicas municipais. São 3,9 unidades por cada grupo de 100 mil habitantes. A constatação é do censo nacional do setor, divulgado pelo Ministério da Cultura. A pesquisa, a primeira desta natureza, mensurou o desempenho do país e elencou sérios problemas referentes à criação, manutenção e funcionamento dos locais, usados tanto para pesquisa quanto entretenimento. O resultado deve ajudar ao governo federal a definir políticas públicas ao setor e corrigir as falhas elencadas pelo diagnóstico. A análise também revelou o perfil das instituições em todo o país. De modo geral, o resultado da federação mato-grossense não se mostra contrário à realidade nacional. Neste Estado, também há necessidade de se adotar medidas específicas para tratar o assunto.
Mais que isto, o censo mostrou que é preciso universalizar o acesso às bibliotecas públicas municipais e construir espaços naquelas cidades que ainda não têm as unidades. Em todo o Estado são 119 bibliotecas espalhadas entre os 141 municípios. A realidade preocupa visto que em algumas cidades de Mato Grosso o número máximo de bibliotecas públicas municipais chega a duas. No entanto, em pelo menos treze municípios este serviço sequer é oferecido. O Estado também figura no ranking das unidades federativas onde não há bibliotecas.
De acordo com o censo, o Tocantins apresenta o melhor índice com 7,7 bibliotecas para cada 100 mil habitantes, bem a frente das demais unidades federativas como Santa Catarina (4,5), Minas Gerais (4,1) e Rio Grande do Sul (4,0).
Por outro lado, os piores índices estão no Amazonas (0,70), Distrito Federal (0,76), Rio de Janeiro (0,86), Acre (1,44), Pará (1,60) e São Paulo (1,62).
No cenário nacional, o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostrou que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Em 13% dos casos, as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 8% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando aquelas que estão em funcionamento, são 2,67 bibliotecas por 100 mil habitantes no país.
Só Notícias apurou que os dados foram coletados junto a 5.565 municípios brasileiros. Em 4.905 realizaram-se visitas in loco para a investigação sobre a existência e condições de funcionamento de bibliotecas, no período de setembro a novembro de 2009. De acordo com o Ministério da Cultura, os 660 municípios restantes – identificados sem bibliotecas entre 2007 e 2008 pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e atendidos pelo Programa Mais Cultura com a instalação de BPMs – foram pesquisados por contato telefônico, até janeiro deste ano.
O Sul é a região brasileira com mais bibliotecas por 100 mil habitantes (4,06), seguida do Centro-Oeste (2,93), Nordeste (2,23), Sudeste (2,12) e Norte (2,01), indica o ministério.