A companhia aérea que opera em Sinop com voos comerciais diurno e noturno foi notificada para utilizar os modelos de aeronaves ATR 42 que foram aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil. Uma fonte da ANAC acaba de confirmar, ao Só Notícias, que a empresa estava usando aviões ATR 72, com maior capacidade para transporte de passageiros, do que os autorizados. Com a notificação, deverá utilizar aviões de menor porte, com aproximadamente 45 lugares. O atual, tem capacidade para cerca de 65 pessoas. A ANAC afirma que não se trata de interrupção nos voos. A empresa continua autorizada a operar na rotas que ligam Sinop a São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Porém, terá que usar aeronaves modelo ATR42.
A decisão da ANAC, de acordo com a fonte, é com base na estrutura técnica do aeroporto de Sinop que ainda não tem um caminhão de grande porte para combater incêndio. Atualmente, há uma unidade de pequeno porte. Ainda não foi confirmado se a empresa será punida por utilizar aeronaves maiores que as permitidas.
Só Notícias apurou que Alta Floresta tem novo voo noturno a partir desta semana. A rota Rio de Janeiro-Sinop vai ter também Alta Floresta, onde a aeronave chegará no final da noite e decolará no outro dia ao amanhecer.
Em Sinop, o voo sairá às 08:30 e, à noite, “chegará”, às 21:30h.
Os dois aeroportos precisam ter melhor estrutura principalmente para setor de segurança. Alta Floresta tinha, no primeiro semestre, voos noturnos de outra companhia aérea que acabaram suspensos por falta de caminhão adequado para prevenção-comabte a incêndios.
(Atualizada às 08:50h em 06/10)