O Sindicato Estadual dos Bancários informou que 85 agências bancárias em Cuiabá e Várzea Grande estão estão fechadas devido a greve dos bancários, iniciada ontem. Praticamente todos os serviços estão suspensos, exceto os caixas eletrônicos.
Em Sinop, um rodízio marca a sequência da greve. Desta forma não há interrupção dos atendimentos de maneira generalizada no município. Hoje, segundo dia da paralisação nacional, estarão fechadas as agências do Itaú, Unibanco e Real. Bancos Bradesco e HSBC que ontem estiveram parados atenderão hoje. A informação é presidente do sindicato da categoria, Marcos Saltareli.
Funcionários da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil dependem de assembleia para confirmar adesão ao movimento. Os bancários do BB se reúnem esta tarde, junto com o sindicato. Os da CEF, na segunda-feira. “Estamos fazendo um rodízio para não tumultuar”, declarou Saltareli, ao Só Notícias.
Em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso não houve aadesões até agora e as agências funcionam normalmente.
A categoria cobra aumento salarial de 10%. Pleiteam ainda participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 3.850, valorização de pisos salariais, contratação da remuneração total, inclusive com incorporação dos valores aos salários e reflexo em todos os direitos (13º e aposentadoria).
Manifestantes cobram ainda garantia de emprego, fim das terceirizações, mais contratações e aplicação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que inibe demissões imotivadas, segurança contra assaltos e sequestros, com a retomada imediata da Comissão de Segurança Bancária, proibição ao transporte de valores pelos bancários e adicional de risco de vida.
(Atualizada às 10:18h)