Um grupo técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária está em Sinop desde a segunda-feira para agilizar os trâmites necessários para a implantação do centro tecnológico da Embrapa, estimado em R$ 12 milhões. A equipe é formada por quatro servidores que atuam na Embrapa Agropecuária em Dourados (MS), Soja em Londrina (PR), Gado de Corte em Campo Grande (MS) e Embrapa Meio Ambiente.
De acordo com o pesquisador João Flávio Veloso, da Embrapa Soja, a estimativa é que até a sexta-feira seja definida a área onde a obra será executada. “Essa visita é para resolver a escolha de área e o estabelecimento da unidade em Sinop. Ela ainda não nasceu, não tem certidão, endereço onde irá operar e a idéia é estabelecer estes procedimentos”, declarou, ao Só Notícias.
Os dados levantados pelos representantes serão enviados para a diretoria em Brasília. “Até a sexta esperamos resolver todas as pendências que faltam. As questões maiores serão definidas em Brasília”, ressaltou. A missão da Embrapa é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.
Veloso defende que a empresa atuará como aliada das demais instituições de pesquisas existentes em Mato Grosso. “Ela irá compor com outras instituições que já atuam na região e ajudar nas soluções que o Estado precisa. Seremos parceiros”, concluiu.