O Índice de Expectativa dos Empresários (IEE) de Sinop está acima da média nacional. É o que aponta o primeiro levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que consultou 126 empresas do setor de comércio varejista, construção civil e prestação de serviços. Os números são referente a pesquisa feita na primeira quinzena do mês de março e foram divulgados hoje.
Os indicadores variam de zero (pessimista) a 200 pontos (mais otimista possível). O município registrou um índice de 184 pontos nas vendas, 151 nos investimentos e 161 na economia da cidade, sendo que a média nacional chega a 142. A partir do IEE e o Índice de Atividade Econômica (IAE) é medido o Índice de Confiança Empresarial (ICE), que apresentou 137 pontos.
Segundo o coordenador da pesquisa, professor Feliciano Azuaga (foto), o resultado é favorável e demonstra uma expectativa positiva para o primeiro semestre. “O que me surpreendeu foi o otimismo do empresário no médio e curto prazo. Está muito acima do padrão”. Para o economista, o setor que está mais propenso a crescimento é o da prestação de serviço.
O vice-presidente da CDL, Alessandro Schimiti, apontou que os dados anteriormente à pesquisa eram aproximados. “Agora a CDL terá os dados reais de todos os segmentos da cidade. O objetivo é informar a perspectiva de crescimento de cada segmento”, disse, ao Só Notícias. “Por exemplo, o empresário que deseja investir na cidade poderá buscar informações, na CDL, sobre dados concretos de inflação e segmentos favoráveis”, completou.
Os quesitos analisados na pesquisa foram vendas, inadimplência, expectativa empresarial, investimento, novas contratações e economia. A pesquisa é feita com as empresas do banco de dados da CDL e posteriormente é analisada pelo departamento de economia da Unemat. A expectativa é que os boletins mensais possam ser divididos por segmento de atuação, como auto peças, pintura, armarinhos, entre outros.
Segundo Feliciano, Sinop é a primeira cidade a realizar um levantamento com informações exatas e detalhadas.