PUBLICIDADE

CIPEM teme que aumento nos desmates prejudique setor madeireiro

PUBLICIDADE

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM- informou, esta tarde, que o "aumento exagerado nos índices de desmatamento, alterando o padrão que vinha sendo estabelecido nos últimos anos, dá a crer que há uma corrida pela devastação com vistas a uma possível anistia, a partir da aprovação do novo Código Florestal".  A entidade criticou os que estão fazendo desmates ilegais. Os números do INPE apontam que, de 593 quilômetros quadrados desmatados, sendo cerca de 480 apenas em Mato Grosso, de março a abril deste ano – parte considerável nas regiões Médio Norte e Norte.

"Se querem acabar com o desmatamento, terão que conter esses produtores e pecuaristas, que se utilizam de correntões e conseguem recursos de agentes financiadores e de multinacionais. A maioria está fazendo isso, com expectativa de perdão no futuro. Além de devastar o meio ambiente, ainda penalizam Mato Grosso, que fica como o grande desmatador", criticou o presidente do Fundo de Apoio a Madeira de Mato Grosso – FAMAD, César Mazon.

O CIPEM havia se posicionado recentemente como não conivente com este avanço, fato que prejudica a atividade do manejo florestal sustentável e, sobremaneira a imagem do setor. Principalmente, diante das divulgações e de imagens que são associadas ao desmatamento, mostrando sempre, toras de madeira. 

O CIPEM reforça apoio para a bandeira do "desmate ilegal zero" e demonstra apreensão que, o aumento nos desmates, possa travar -ou atrasar ainda mais a liberação- a liberação de planos de manejo para extração seletiva de toras para atividade madeireira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso ofertam 142 vagas de empregos

As empresas sediadas na capital do agronegócio estão ofertando...

Norte Show 2025 em Sinop será lançada dia 21

A Acrinorte e o Sindicato Rural de Sinop lançam,...

Empresas de Nova Mutum contratam mais de 200 novos funcionários

Dezenas de empresas e indústrias confirmaram que tem 203...
PUBLICIDADE