A Secretaria Estadual de Saúde divulgou hoje balanço informando que aumentou para 48.049 o número de casos de dengue, sendo que 1.419 são graves. Há 48 mortes confirmadas e 6 casos estão sob investigação. O Estado está tendo aumento de 326.65% nos casos da doença se comparado janeiro até 22 de dezembro deste ano com mesmo período do ano passado.
A capital tem, até o momento, 11.861 casos, 336 deels são graves, com 11 mortes e 3 sendo investigadas. Em Várzea Grande, foram 4.305 casos, 480 foram graves, 8 mortes oficialmente confirmadas e uma son investigação.
Oficialmente, a Secretaria Estadual de Saúde aponta 6 mortes em Sinop, mas considerando as últimas duas vítimas seriam 8. Em Cáceres morream 4 pessoas, em Tangará da Serra duas, outras duas em Água Boa, duas também em Rosário do Oeste, Rondonópolis, Jaciara e Aripuanã. Nas demais cidades houve, em cada, uma morte: Diamantino, Juara, Nova Mutum, Tapurah, Mirassol D”Oeste, Barra do Garças, Alta Floresta e Curvelândia.
Orientações:
Manter a caixa d”água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.