A implantação de uma maternidade e a melhoria na atual estrutura do hospital regional de Sorriso foram as reivindicações apresentadas, esta tarde, ao secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry, durante visita ao município. “Entregamos um documento. A indicação nossa é a implantação de uma maternidade e melhor estrutura da unidade hospitalar”, disse, ao Só Notícias, Ednilson de Lima Oliveira, secretário municipal. Atualmente, os partos são realizados no hospital regional e a ideia é ter um ambiente especializado.
Henry disse que o pedido será avaliado. “Não posso assumir o compromisso de garantir a construção de uma Maternidade em Sorriso, até porque fiquei sabendo deste anseio da comunidade há pouco. Mas, asseguro que me empenharei para em conjunto com a Prefeitura, o Consórcio e Estado e União, buscar assegurar verbas para na medida do possível atender a esta reivndicação”, disse. Ele disse ainda que será avaliada a possibilidade da administração do hospital -que funciona em sistema de consórcio atendendo moradores de 15 cidades- ser feita por uma organização social
O secretário Ednilson Oliveira concorda com a estratégia e considera que deverá melhorar a unidade. “Quando disponibiliza para organização social, são projetadas metas que devem ser cumpridas. Já é diferente do hospital sendo administrado pelo poder público, onde existe muita burocracia”, afirmou Ednilson. O hospital regional também carências de leitos, inclusive de UTI, e de mais médicos.
Segundo Ednilson, outras carências do hospital deverão ser tratadas, nesta 6ª feira, em Sinop, durante reunião com representantes do Consórcio de Saúde, programado para às 10h, no gabinete do prefeito Juarez Costa.
É a primeira visita do secretário Pedro Henry, ao Nortão, para conhecer as estruturas dos hospitais regionais e identificar as principais demandas. Henry deixou Sorriso expondo que o objetivo de sua gestão é “baixar o tempo de internação nos hospitais públicos. Temos uma média muito elevada em relação a outros Estados. Também temos de cobrar e motivar nossos servidores da saúde para um maior comprometimento com o Sistema Público de Saúde”.
(Atualizada às 18:22h)