PUBLICIDADE

Presidente do PMDB acha que TSE não libera Juarez e fala sobre nova eleição

PUBLICIDADE

O presidente do diretório municipal do PMDB, Pedro Ferreira Mendes, acredita que o prefeito cassado, Juarez Costa, principal liderança do partido em Sinop, não conseguirá reverter, no Tribunal Superior Eleitoral, a cassação de seu registro de candidatura e continuar no cargo.  Ex-vereador e um dos advogados que assinou a defesa de Juarez no TRE, Pedro Mendes disse hoje, ao Só Notícias, que “a lei estabelece as decisões do TREs como terminativas. Só em casos excepcionais o TSE mudaria alguma sentença. E, entendo, que não é este o caso de Sinop.  Acho muito difícil reverter a decisão. Infelizmente”, declarou.

O presidente peemedebista considera que, nos próximos dias, é preciso iniciar as articulações para definir quem o PMDB e partidos aliados lançarão como candidato a prefeito. “Temos alguns nomes bons que podem substituir Juarez. Não quero aqui citá-los porque ainda precisamos discutir o assunto internamente. Mas temos que nos manter unidos para não perder o outro pleito e Sinop não ficar nas mãos de adversários e retroceder”, atacou.

Pedro Mendes afirmou que o processo eleitoral terá que passar pelo governador Blairo Maggi (PR) e o vice-Silval Barbosa (PMDB). “Eles foram avalistas do projeto de Juarez Costa. Neste momento, com a cassação de Juarez, eles terão que garantir os compromissos então firmados com o povo de Sinop”, declarou.

Pedro acredita que, como Juarez Costa teve direitos políticos cassados por 3 anos em consequência da decisão do TRE de abuso de poder econômico por compra de votos na campanha através de vale combustíveis, “ele não poderá opinar politicamente (ao menos publicamente) na nova eleição.  Defendo a mesma coligação partidária (com 13 siglas) que elegeu Juarez deve ser mantida. O PT é um aliado importante mas não acho que ainda é o momento para discutir se vai indicar o vice ou não”, acrescentou.  Além de Juarez, o ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB) também teve direitos políticos cassados, mês passado, por decisão da justiça de Sinop, pelo fato de um advogado da prefeitura ter feito sua defesa em ação judicial.

Mas nem todos no PMDB concordam com o posicionamento de Pedro Mendes. O presidente da câmara, Mauro Garcia, acredita que Juarez possa conseguir no TSE uma liminar, suspender a decisão do TRE e continuar como prefeito. Ele anunciou, inclusive, que, se for notificado para tomar posse manterá todos os secretários municipais em seus cargos para não atrapalhar o andamento de projetos da administração. O juiz eleitoral João Guera previu, ao Só Notícias, que a posse de Mauro pode ocorrer “na terça ou quarta-feira após a publicação da decisão do TRE no Diário da Justiça”.

Leia ainda
Carta aberta ao povo de Sinop

 

 

 

 

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE