O governador Blairo Maggi disse, agora há pouco, na solenidade com Lula, no lançamento do Terra Legal, que a questão ambiental deve continuar tendo muita atenção e cobrou do governo adequação das leis ambientais para a realidade dos municípios mato-grossenses. “O que todos nós queremos é o reconhecimento daquilo que já fizemos nesta região, aceitar a situação que se encontra hoje. As leis mudaram mas as práticas não”, afirmou. “Fizemos aqui um programa ambiental MT Legal que vai solucionar a maioria dos problemas ambientais que ocorreram. Todos têm responsabilidade de preservar, mas também em criar seus filhos. “Não quero ver a soja, milho, mandioca, boi ser barrado em qualquer lugar devido a degradação ambiental”, discursou. Blairo também mandou um recado para as ONGs internacionais sobre medidas que devem ser implantadas na Amazônia. Nós vamos resolver o problema. Querem dar palpite, vamos analisar, mas nós é que vamos decidir o que fazer”, discursou.
O MT Legal, que está sendo colocado em prática, busca identificar as áreas onde houve excessos de desmates e onde ocorreu degradação de rios e nascetes. Agricultores e demais proprietários de áreas ganharão mudas de diversas espécies para serem reflorestadas, inicialmente nas nascentes e, posteriormente, nas areas de reservas florestais.
O presidente Lula, em seu discurso, parabenizou as ações ambientais que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso. Ele anunciou que pretende fazer econtro com governadores da Amazônia, prefeitos, parlamentares para definir um mutirão de ações para ampliar a preservação ambiental.