PUBLICIDADE

Blairo lidera para governador a 1 ano e meio da eleição;Taques é 2º

PUBLICIDADE

Os dois possíveis candidatos ao governo do Estado, os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), despontam na preferência popular em pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo Diário de Cuiabá e revista RDM. Foram avaliados quatro cenários na modalidade estimulada. No primeiro, Maggi aparece na liderança com 55% das intenções de votos. Ele é seguido por Taques com 22%.

Em terceiro aparece o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), com 8%. E, por último, o juiz federal Julier Sebastião da Silva com 1%. Os que disseram que vão votar em branco ou anular o voto somam 6% do total e os que não sabem ou não responderam são 9%.

Já no segundo cenário, o nome de Blairo Maggi não aparece. Com isso, Taques lidera a preferência do eleitorado com 45%. Riva aparece em segundo lugar 19%. Julier com 3%. Neste cenário, o número de quem vota em branco ou nulo sobe para 13% e os indecisos para 20%.

Em um terceiro cenário, avaliado pelo instituto, agora com a ausência do deputado José Riva, Maggi aparece com 58% e Pedro Taques tem 25%. Julier tem a preferência de 1%. Em um último cenário, sem a presença de Julier Sebastião da Silva, Maggi soma 55%, Pedro Taques, 23% e Riva, 8%.

Já na espontânea, Maggi lidera com 21% das intenções de voto. Taques aparece com 6%. O atual governador Silval Barbosa (PMDB) surge em terceiro lugar com 3% (no entanto, ele não pode se candidatar, pois já foi reeleito). José Riva tem 2%; Jayme Campos (DEM), 1%; Mauro Mendes (PSB), 1%; Julier Sebastião da Silva, 1%; e Nilson Leitão (PSDB), 1%.

O candidato com a maior rejeição do eleitorado é Riva com 29%. Ele é seguido por Julier com 23%. A rejeição de Maggi e Taques é de 6% e 4%, respectivamente. Para 10% dos eleitores, eles poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 4% não votaria em nenhum deles.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O instituto ouviu mil pessoas de 44 municípios de todo o Estado entre os dias 28 de fevereiro a 4 deste mês. Foi utilizada a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

Ainda faltam 18 meses para a eleição do próximo ano.

Fotos: Agência Senado/arquivo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE