Terminou, agora há pouco, em Sorriso, capital nacional do agronegócio, a solenidade de Lançamento Oficial do Plantio da Safra de Soja 2012/13. O primeiro discurso foi realizado pela presidente da Associação Comercial de Sorriso (Aces), Neiva Dalla Vale, que agradeceu a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), e também das demais autoridades que acompanham a comitiva.
Depois o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-Brasil), Glauber Silveira, discursou e destacou o potencial agropecuário do Estado. O governador Silval Barbosa fez seu discurso. Ele ressaltou que Sorriso não perde para município nenhum do mundo em termo de produção ou produtividade. Diversas lideranças do agronegócio prestigiam a solenidade.
O ministro, que recebeu título de cidadão honorário de Sorriso, enalteceu a importância de Sorriso para a agricultura nacional e agradeceu o convite para ir até o município fazer esta solenidade. “Estamos começando a maior safra da história. Agora é confiar”. Ele ressaltou a importância de políticas públicas para o setor como o seguro agrícola. “Acho que as coisas estão no rumo certo”. Mendes Ribeiro também destacou a parceria entre a União e o governo do Estado na implantação de mais armazéns para estocar as safras futuras de grãos. Este, aliás, é um dos grandes problemas estruturais que os produtores mato-grossenses convivem. Fato que sempre vem é estampado com soja ou milho colhido é que fica armazenado à céu aberto, pois os silos estão cheios.
Após o discurso, ele subiu em trator e fez, simbolicamente, o início do plantio. Antes da solenidade, para “amenizar” o calor que beirava os 40º, Mendes Ribeiro, Silval e outras autoridades chuparam picolé.
A previsão para a safra 2012/13 em Mato Grosso é de uma área plantada de 7,8 milhões de hectares e a projeção de colheita é de 24 milhões de toneladas do grão. Sorriso deve plantar cerca de 610 mil hectares de soja, o que representa 8,6% da área destinada a cultura em Mato Grosso. O município também concentra 3% da safra de soja do país, o que dá o título de capital do Agronegócio, além de destaque mundial na produção do grão.
Veja o vídeo
(Fotos:Só Notícias/Cleverton Neves – Atualizada às 15h30)