A ministra do Planejamento, Miriam Melchior, está reunida, neste momento, com deputados que fazem parte da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e prestando esclarecimentos sobre as negociações com o governo sobre as negociações com os professores das universidades federais – incluindo a de Mato Grosso- que estão em greve há mais de dois meses. O deputado mato-grossense Nilson Leitão também participa e cobrou do governo que seja resolvido logo a questão evitando mais transtornos para milhares de acadêmicos.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) informa que 48 de 57 instituições de ensino superior decidiram continuar a greve e não aceitar a proposta do governo que ofereceu reajuste de 25% a 40% a ser aplicado em três anos, em lugar dos aumentos a partir de 12% inicialmente sugeridos.
O sindicato quer tratar também da progressão de carreira, gratificações e avaliação de desempenho não foram contempladas na proposta do Ministério do Planejamento.