O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, devem visitar Mato Grosso no início do próximo mês. Eles vão avaliar o andamento da Operação Ágata III, que está sendo realizada na região de fronteira do Brasil com a Bolívia. Pela agenda divulgada, o vice-presidente deve ir a Cáceres, um dos pontos base da operação, no dia 5 de dezembro.
Ontem, homens do Exército com oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Marinha do Brasil e o Grupo Especial de Segurança da Fronteira acertaram os últimos preparativos para a visita de Temer. A operação foi lançada na região Centro-Oeste no dia 21 e faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras lançado em junho pelo governo federal. A meta é monitorar os 700 quilômetros de fronteira seca entre Brasil e Bolívia para combater principalmente o tráfico de drogas e o contrabando. Não há data específica para o término da operação.
O plano é nacionalmente coordenado pelo vice-presidente e ministros da Defesa e da Justiça. A operação conta com aviões, helicópteros, barcos e veículos blindados e um contingente de aproximadamente mil homens do Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira (FAB), Receita Federal, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Ibama, Força Nacional, Defesa Civil de Mato Grosso e Corpo de Bombeiros.