O governador Silval Barbosa confirmou, no início da noite, que Eder Moraes vai ser o secretário Especial da Copa comandando a futura Secopa, que vai substituir a Agência da Copa – Agecopa-, que será extinta. Conforme Só Notícias antecipou, esta tarde, Silval manifestou a deputados, com quem discutiu a criação da secretaria, que Eder ficaria no comando da nova pasta, que terá 3 secretários-adjuntos (hoje a Agecopa tem 6 diretorias).
Na reunião com Silval, só Roberto França não participou. Ele está na diretoria de Comunicação da Agecopa e entende que sua atribuição ficará a cargo da Secretaria de Comunicação do Estado.
O Midia News informa que, ao sair do gabinete do governador, Eder Moraes revelou que, nesta semana, vai se reunir com o secretário de Administração, César Zílio, e com o procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow, para finalizar o trabalho de reformulação da Agecopa e a consequente criação da Secopa.
Com a criação da Secopa, o governador vai ter comando pleno sobre a pasta, diferente da Agecopa -criada no governo Blairo- que estava com outras regras e teve exposta, há poucos dias, uma desgastante disputa de poder entre o presidente Eder Moraes e o diretor de Planejamento, Carlos Brito, que se manifestou contrário a instalar o VLT – Veículo Leve Sobre Trilho- como modal de transporte na capital e Várzea Grande. A discordância causou quebra de braço entre Eder e Brito. O presidente pediu a Silval a exoneração do diretor. A saída encontrada por Silval foi transformar a agência em secretaria especial, que teve apoio da maioria dos deputados.
Leia ainda
Silval obtém apoio para extinguir Agecopa e criar secretaria; Eder fica
Assembleia descarta sabatinar diretores após mudanças na Agecopa