PUBLICIDADE

Rota Integração: Silval e Jatene se encontram em Miritituba e seguem a Santarém

PUBLICIDADE

Os governadores Silval Barbosa e Simão Jatene se encontram, no final, no distrito de Miritituba, no município paraense de Itaituba, outro ponto de parada da Rota da Integração, da qual participam o grupo empresarial chinês -China Railway Engineering Corporation (CREC)-, parlamentares, secretários e presidentes de entidades. Almoçaram e seguiram viagem. Os mato-grossenses saíram cedo de Moraes de Almeida, passaram pelo Trairão, atravessaram, há pouco, o rio Tapajós (balsa) e devem chegar à noite em Santarém (há mais 210 km aproximadamente para andar). Eles estão percorrendo, desde sábado, a BR-163 para conhecer a realidade local visando fortalecer o projeto para construir uma ferrovia ligando Cuiabá a Santarém para transportar até o porto -e de lá para o exterior- a safra agrícola e produção madeireira dos municípios do Nortão, Médio Norte e do Pará. O grupo administra quase 45 mil dos 90 mil quilômetros de ferrovias existentes na China.

•Siga Só Notícias no Twitter

Com a BR-163 sendo asfatada – previsão de concluir os mais de mil quilômetros da divisa dos Estados até Santarém no final de 2012 – os dois Estados buscam outra alternativa no setor de logística. Jatene reforçou apoio a construção da ferrovia. “O governo do Pará tem todo o interesse em ser parceiro neste investimento que vai possibilitar a criação de um novo caminho para o escoamento da produção brasileira, desafogando os portos já congestionados das regiões Sul e Sudeste, reduzindo custos logísticos e, principalmente, abrindo novas perspectivas econômicas para os municípios do Pará e do Mato Grosso localizados às margens do eixo da BR-163”, afirmou o governador Simão Jatene.

Ontem, conforme Só Notícias já informou, Jatene recebeu Silval e comitiva, em seu Estado, no distrito de Castelo de Sonhos, município de Altamira, que fica às margens da rodovia. Silval seguiu com a comitiva, pela rodovia, e Jatene foi, de avião, para outros municípios firmar convênios com prefeituras nas áreas de saúde e infra-estrutura.

Participam da expedição os secretários de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, os deputados estaduais Dilmar Dal” Bosco, Nininho e Carlos Avalone, os federais Wellington Fagundes, diretores da Ampa, Famato, Aprosoja, Sindicatos Rurais de Sinop e Alta Floresta.

(Atualizada às 14:02h)

Leia ainda
Rota Integração: obras da BR-163 continuam avançando no Pará
Rota Integração: mato-grossenses percorreram 400 km neste domingo

Fotos: Só Notícias/Gabriela Johnson

 

Foto: Marcos Negrini

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE