As obras de pavimentação da BR-163 em alguns trechos paraenses, ainda estão em fase inicial, da divisa de Mato Grosso-Pará até o município de Novo Progresso. São 318 quilômetros (cerca de 50% estão prontos). Em alguns estão sendo feitas terraplanagem, sub-base e a primeira camada de asfalto. Da divisa até a Moraes de Almeida (cerca de 450 km) foram construídas também 9 pontes de concreto.
O asfaltamento da divisa até Santarém foi dividido em lotes, licitados separadamente e as obras sendo feitas por várias empreiteiras para serem feitas com maior agilidade. A conclusão dos cerca de mil km deve ser feita até o final de 2012. Um levantamento extra-oficial aponta que 60% da extensão total estariam pavimentados.
“A BR-163 é fato. Já estamos prospectando essa rodovia para fomentar a economia, também de minérios, que não são fomentados pela falta de logística”, disse o governador Silval Barbosa.
A comitiva “Rota da Integração” pernoitou em Morais de Almeida e seguiu viagem nesta segunda-feira, logo ao amanhecer, passando pela localidade do Trairão com previsão de almoço em Miritituba e previsão de chegar a Santarém à noite. Do Trairão até Santarém são cerca de 380 km a serem percorridos.
(Atualizada às 05/09 às 10:20h)
Leia ainda
Rota Integração: mato-grossenses percorreram 400 km neste domingo
Silval e Jatene defendem no Pará ferrovia Cuiabá-Santarém e aumentar competitivade
Rota Integração: mato-grossenses entram no Pará e conhecem “drama” de moradores