A comitiva “Rota da Integração”, liderada pelo governo do Estado com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) percorreu, neste domingo, mais de 400 quilômetros na BR-163 de Matupá até Morais de Almeida (PA). Em Mato Grosso a obra de pavimentação está praticamente concluída, falta aproximadamente 100 metros de rodovia na divisa com Pará, próximo ao posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal. Ainda em Mato Grosso, a parte que liga Nova Santa Helena à Terra Nova do Norte passam por recuperação. Neste trecho o asfalto é novo.
As obras foram iniciadas em 2007 com o objetivo de melhorar a logística dos estados. A previsão é de que seja concluída até o fim de 2012. Ao todo são aproximadamente 900 km de extensão e 20 pontes. Cerca de 700km ainda estão sem asfalto.
Além de fiscalizar as obras da BR-163 a comitiva visa analisar a possível instalação da ferrovia Cuiabá-Santarém como a segunda alternativa para escoar a safra agrícola do Médio Norte e Nortão, via porto, até o exterior, reduzindo o frete, aumentando renda para os produtores e proporcionando maior competitividade. Para isso, um grupo de chineses faz parte da expedição. A China é um dos principais compradores de grãos e carne de Mato Grosso.
A Rota conta com a participação de entidades de classe, produtores rurais, lideranças políticas, empresários, entre outros. Segue representando Sinop, na expedição, uma equipe do Sindicato Rural, outra do Conselho de Desenvolvimento do Norte (Codenorte).