O desembargador Manoel Ornellas acaba de libertar os vereadores Chagas Abrantes, Gerson Francio (Jaburu) e Roseane Marques Amorim, além da diretora de uma TV em Sorriso, Filomena Abrantes (esposa de Chagas) que foram presos na Operação Decoro, do Gaeco, na 6ª feira passada. A informação acaba de ser confirmada, em primeira mão, ao Só Notícias, pelo advogado de Chagas, Ulisses Rabaneda. “O desembargador aceitou nossa tese de incompetência da juíza que decretou a prisão. Ele considerou também a desnecessidade da prisão e entendeu por bem extender o efeito da liminar para os demais vereadores”, disse. “A partir de agora, vamos demonstrar a inocência do vereador Chagas e de Filomena neste caso”, emendou. A juíza Nilza Maria de Carvalho, da Vara Especializada contra Crimes contra a Ordem Tributária e a Ordem Econômica foi quem decretou as prisões.
Rabaneda ajuizou habeas corpus ontem, para Chagas e Filomena, e a decisão foi extensiva para Jaburu e Roseane. Os alvarás de soltura estão sendo expedidos pelo Tribunal de Justiça. Os vereadores e a empresária devem ser liberados daqui a pouco. A defesa de Jaburu também havia impetrado habeas corpus no TJ. O advogado Sebastião Monteiro informou, ao Só Notícias, que também pedirá habeas corpus para “trancar a ação pena por conta da nulidade das provas, uma vez que foram autorizadas pela autoridade judiciária incompetente para este caso”, declarou.
Chagas foi levado, inicialmente, para a Polinter e depois foi recambiado para o anexo 1 do Pascoal do Ramos, onde também está o vereador Gerson Francio. Roseane Marques e Filomena ficaram no presídio feminino.
(Atualizada às 19:13h)
Leia ainda
Vereador Chagas Abrantes diz que renuncia se provarem que pediu propina
Sorriso: criada comissão para investigar 3 vereadores presos
Vereadores conseguem habeas corpus e deixam prisão