PUBLICIDADE

Ministra cita queda em desmates no MT e que “maioria é gente séria”

PUBLICIDADE

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse, agora há pouco, em Sinop, que apesar do aumento no índice de desmatamento registrado em Mato Grosso, 62% dos municípios mato-grossenses tiveram redução destes números. De acordo com ela, há espaço e oportunidade para se praticar a preservação do meio ambiente aliada a prática da agricultura. “Temos um fato pontual que é o aumento do desmatamento em Mato Grosso. O governador assumiu um compromisso público de redução do desmatamento ilegal para zero. Mas, por outro lado, temos 62% dos municípios mato-grossenses reduzindo o desmatamento, conforme o planejado. Temos que reconhecer que há mais gente séria do que gente que não cumpre a lei”.

De acordo com a ministra, o Estado tem uma produção sustentável. No entanto, o desmatamento apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fez com que este tipo de atitude fosse tomada, com o intuito de coibir novos desmatamentos. “Mato Grosso tem produção sustentável, mas infelizmente tivemos uma situação com um pico de desmatamento único. Por isso, estamos todos juntos trabalhando em campo para prevenir novos desmatamentos ilegais, tratando sobre as áreas embargadas, pois elas estão associadas a crime embiental e por isso não podem ter produção e retirar os bens apreendidos. Estamos avaliando todos as áreas que o Inpe indicou e até outras mais. Como também as áreas federais e indígenas”.

Para Izabella é inaceitável que no Brasil ainda hoje se pratique o desmatamento ilegal. “Nosso país tem bons sistemas para autorizar o desmatamento legal”. Ela, o ministro José Eduardo Cardozo, o governador Silval Barbosa, além do presidente do Ibama, estiveram em uma fazenda, de 120 hectares, em município próximo a Sinop, onde houve derrubada com correntão e viram os estragos.  Foi anunciado também que O Inpe e o Ibama vão começar a monitorar áreas embargadas para que o governo seja alertado quando o proprietário estiver descumprindo a ordem de manter paralisadas as atividades agropecuárias.

Os ministros retornaram a Brasília no início da tarde.

(Atualizada às 15:48h)

Leia também:
Ministra diz em Sinop que desmatamento em MT até julho deve ser zero
Veja fotos da visita dos ministros e do governador a Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE