O deputado federal Neri Gueller (PP) é o primeiro parlamentar mato-grossense a ingressar oficialmente nos quadros do Partido Social Democrático (PSD). O ingresso no novo partido foi acertado em reunião realizada, hoje à tarde, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa e líder deste novo grupo, José Riva (PP). “Foi batido o martelo e ele é o primeiro a ingressar no PSD”, disse uma fonte de Só Notícias.
Gueller fez parte do grupo de políticos que foi à Brasília, juntamente com Riva, para assinar o manifesto para criação do partido, no começo do mês passado. Com ele e Riva estavam o vice-governador, Chico Daltro, o deputado federal Roberto Dorner, além de alguns deputados estaduais, todos integrantes do PP. Com o ingresso de Gueller, Riva deve intensificar suas conversações para atrair novos políticos para o partido.
Este é o terceiro partido de Gueller nos últimos anos. Ele já foi filiado ao PSDB e na eleição de 2006 concorreu a uma das vagas na Câmara Federal, ficando na suplência da ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB). O político chegou de assumir por quatro meses a vaga da titular. Depois disso migrou para o PP e agora vai para o PSD.
Um dos que estão na mira é o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). O parlamentar, inclusive, até já declarou em reunião do diretório municipal, na semana passada, aos demais companheiros, que deve ir para o PSD. O assunto que é dado como certo nos bastidores, é tratado com cautela e incerto publicamente. O democrata disse ter o apoio de vários prefeitos e vereadores, que o apoiaram na eleição passada, e o seguiriam na nova agremiação.
(Atualizado às 18h01)