PUBLICIDADE

Sinop: prefeito aguarda abertura de hospital municipal em cinco meses

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa oficializou, agora há pouco, a cessão do prédio do hospital municipal para a governo Estadual gerenciar e a projeção é que a unidade entre em funcionamento no início do segundo semestre devendo ser gerenciada por uma Organização Social (OS). “Já vai começar a funcionar o hospital metropolitano de Várzea Grande, foi um processo muito rápido e aqui, conversando na semana passada com o secretário [Estadual de Saúde, Pedro Henry], esperamos que, em cinco meses, colocaremos em funcionamento o hospital”, destacou o prefeito, durante entrevista coletiva.

A estimativa é que R$ 13 milhões ( prometidos pelo Ministério da Saúde e emendas parlamentares) sejam investidos para as mudanças e compra de equipamentos. “A OS [Organização Social] que ganhar é quem vai comprar esses equipamentos, então não tem o processo burocrático que levaria um ano pelo município ou pelo Estado para ser comprado”, explicou. Para a manutenção mensal, os investimentos devem ser de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

A prefeitura sinopense não deverá repassar recursos para a manutenção do hospital, que passa a se tornar regional. Os investimentos serão por conta do Governo Estadual. “Continuaremos bancando o PA, por nossa conta, que vai ser a porta de entrada do hospital. Essa é a parceria que nós construímos com o Estado para que ele banque toda a despesa do hospital e a gente banque as despesas do PA como também da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] que está chegando”, esclareceu Juarez.

Antes da abertura, o hospital deve ser readequado, trabalho que também passa a ser do Estado. “Tem que terminar algumas coisas que precisam no hospital, na parte do prédio, gerador, elevador, uma série de coisas que devem ser feitas lá. Uma equipe vai estar trabalhando nisso, outra equipe já compra equipamento”, disse o prefeito. Na próxima semana, Henry deve estar no município acompanhando os trabalhos.

A administração da unidade hospitalar feita por uma Organização Social foi aprovada, na última semana, pelo Conselho Municipal de Saúde. A cessão da estrutura para o Governo Estadual, conforme Só Notícias informou, foi aprovada, ontem à noite, em primeira e única votação, pelos vereadores.

O prédio está pronto e inaugurado desde 2008. O Ministério Público chegou a ajuizar ações para obrigar o poder público a colocar o hospital em funcionamento. O Judiciário atendeu pedido e estipulou prazo até dezembro do ano passado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE