O governador Silval Barbosa acaba de sair da primeira audiência com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio Paiaguás. Ele pediu para o governo federal agilizar alguns projetos de obras de mobilidade visando estruturar Cuiabá para sediar um dos grupos da Copa de 2014 e também conversou sobre as obras de Mato Grosso previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Já estão garantidos R$ 1 bilhão de empréstimos do BNDES e Caixa Econômica para as obras a presidente sinalizou que, se o Mato Grosso precisar mais, o governo dará tratamento prioritário, dentro da capacidade de envididamento do Estado.
O secretário da Casa Civil, Eder Moraes, informou ao Só Notícias, que a presidente elogiou andamento das obras da copa e que tem consciencia que Cuiabá “está um pouco à frente em relação as demais capitais” que também sediarão grupos do mundial.
Eder citou que Dilma considera a Ferrovia Centro-Oeste (saindo de Goiás passando por Lucas do Rio Verde onde haverá terminal de cargas e chegando ao porto em Porto Velho-RO) prioridade de seu governo. A previsão é conclui-la em 2014 e está inserida no PAC 2. “A presidente conhece os gargalos do nosso Estado e manifestou que, a cada Real investido em Mato Grosso o país tem o triplo de retorno porque contribui muito para balança comercial brasileira”, revelou Eder.
Eles também conversaram sobre as obras da BR-163, que está sendo pavimentada da divisa de Mato Grosso até o porto em Santarém-Pará, cuja conclusão está prevista para final deste ano, e a pavimentação da 158. “As duas também estão entre as prioridades do governo federal”.
Silval agradeceu a presidente pela rapidez ao atender a situação emergencial dos municípios de Mato Grosso castigados pelas chuvas e a liberação de R$ 5 milhões para dar apoio aos municípios de Colniza, Nova Xavantina, Novo Mundo e Aripuanã.
O senador Blairo Maggi (PR) também participou da audiência. Os secretários Eder Moares (Casa Civil) Osmar Carvalho (Comunicação) também fazem parte da comitiva.
(Atualizada às 16:57h)
Assista vídeo com entrevista de Silval