Uma equipe da secretaria Estadual de Educação (Seduc) estará em Sinop, na próxima terça-feira, para verificar com o município as soluções para atender as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) em benefício dos profissionais da rede municipal. A decisão saiu esta manhã, em reunião entre a secretária estadual, Rosa Neide Sandes e o secretário Antônio Tadeu Azevedo.
“A equipe da secretaria estadual estará indo na terça-feira para Sinop. Vamos agendar com o Sintep para verificarmos como atender a categoria”, explicou Tadeu, ao Só Notícias, referindo-se a cobrança para que todos os servidores municipais da Educação sejam inseridos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários e que seja “criada” no plano atividade para professores trabalharem 30 horas aulas/semanais. Não houve acordo nas negociações com a prefeitura e foi aprovada greve a partir de amanhã em todas escolas municipais, onde cerca de 15 mil alunos iniciaram, esta semana, o ano letivo.
De acordo com Tadeu, a proposta feita para a secretaria é que o Estado assuma algumas escolas. “Com isso pode dar uma folga (financeira) para o município. Eles ficaram de vir para Sinop, ver essa situação para tomar essa decisão, não só baseado em números e papéis mas também para verificar na Assessoria Pedagógica e conversar com o sindicato”, destacou.
Segundo Tadeu, o objetivo é ampliar a participação do Estado. “Até reforçamos que o atendimento, hoje, das reivindicações é sem a participação do Estado. Estamos buscando a contribuição do governo no ensino fundamental, que proporcionaria uma folga a administração”, explicou. “Não queremos aprovar um plano pela metade para, futuramente, ter novos desgastes”, destacou.
Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o sindicato suspenda a greve mas mantenha as negociações, no entanto, Tadeu afirmou que “é uma decisão coletiva e eles saberão o que é melhor”, disse.