segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nova decisão do TSE garante Henry entre eleitos e Leitão ficaria fora

PUBLICIDADE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, esta noite, por maioria, que os votos concedidos a candidatos que tiveram o registro de candidatura indeferido não serão computados aos partidos. Por 4 x 3 a corte esclareceu que mesmo os candidatos que estavam com o registro deferido no dia da eleição, mas sofreram posterior indeferimento não transferirão sua votação ao partido para fins de cálculo do quociente eleitoral nas eleições proporcionais (deputado estadual e federal). Os entendimentos do TSE, retirados do julgamento desse processo, servem como parâmetros aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que têm até sexta-feira para diplomar os eleitos.

Esta decisão deve mudar a composição da bancada federal de Mato Grosso e considerando que Pedro Henry conseguiu, também hoje, registro de candidatura, seus 81 mil votos são considerados válidos, ele está reeleito, e Nilson Leitão deve perder a vaga, ficando como primeiro suplente. Se tivesse obtido 6 votos a mais na eleição de outubro, estaria com eleição garantida. Saguas Moraes (PT), que estaria com vaga ameaçada pela mudança no coeficiente, está entre os 8 eleitos reeleitos.

Mas, nesta 5ª feira de manhã, o TRE deve fazer a retotalização de votos em Mato Grosso e anunciará quem será diplomado como deputado federal e suplentes.

Pedro Henry confirmou ao Só Notícias que vai ser secretário estadual de Saúde e, com isto, o 1º suplente Roberto Dorner, de Sinop, assumirá na Câmara dos Deputados.

O TSE também decidiu esta noite que, ao proclamar o resultado, o plenário ressaltou ainda que os candidatos com registro indeferido até a data da diplomação não serão diplomados.

 

Leia ainda
TSE libera registro, Henry está reeleito e Dorner será deputado
Pedro Henry confirma que será secretário estadual de Saúde
Retotalização de votos no TRE para definir deputados eleitos fica para amanhã

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE