O juiz Wagner Plaza Machado Junior, da Comarca de Juara (300 km de Sinop) determinou busca e apreensão em um posto onde foram apreendidos documentos contábeis, notas fiscais, requisições de combustíveis e os dados do circuito interno de segurança com toda movimentação realizada entre os dias 09 e 16 de setembro. A determinação ocorreu após o Ministério Público receber denúncia, em DVD, formulada por um morador do município, que apresentou à Justiça Eleitoral imagens de uma suposta prática de crime de abuso de poder econômico por parte de candidatos que passam a ser investigados.
Após receber a denúncia, o promotor eleitoral Paulo Henrique Motta constatou pessoalmente a movimentação anormal de simpatizantes e correligionários dos candidatos, presenciando também o abastecimento de vários carros que participariam de eventos pela cidade.
O juiz determinou o registro, em fotos, dos carros que participaram das carreatas realizadas no município. As informações levantadas serão cruzadas com as informações contábeis do posto e também com as imagens registradas no DVD apresentado pelo denunciante. O magistrado também solicitou a movimentação contábil de outros postos de combustíveis da cidade de Juara, informações que servirão como referência na apuração dos eventuais abusos praticados pelos candidatos.
A assessoria do TRE informa que a denúncia foi feita contra os candidatos Silval Barbosa, Blairo Maggi, Eliene Lima e José Riva.
Outro lado
Procurado por Só Notícias, o coordenador jurídico da coligação dos candidatos acusados, Francisco Faiad, disse que “não há nenhuma vinculação deste posto com a coligação de Silval. Não foi autorizado pelo governador nenhum abastecimento por conta da carreata. Não temos nada a termer. Estamos absolutamente tranquilo”, rebateu.