Uma média de 31,33% dos eleitores de Sinop tem a preferência de votar em Nilson Leitão (PSDB) para deputado federal. Levantamento do Gazeta Dados no período de 28 a 30 de agosto deste ano aponta a liderança do ex-prefeito por dois mandatos do município na disputa pela Câmara Federal na modalidade de pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que não é oferecida ao eleitor uma relação dos nomes dos candidatos que concorrem ao cargo.
O pecuarista Roberto Dorner (PP) aparece em segundo lugar com 20,33%. O progressista tem residência e negócios na área da comunicação no município que se destaca nacionalmente pela exploração de madeira e cultivo de grãos.
O atual deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), é o terceiro na preferência dos sinopenses com 2,67%. A senadora Serys Marly (PT) que concorre à Câmara Federal após desentendimentos com o correligionário Carlos Abicalil, é a quarta colocada com 2,33%. Ex-governador, ex-senador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Campos é o quinto colocado com 1,33%. O pecuarista Nery Geller aparece logo em seguida com 1,00%.
Abaixo de 1% na preferência estão candidatos com base eleitoral em outros municípios como Wellington Fagundes (PR), cuja influência está mais concentrada em Rondonópolis, e Victorio Galli (PMDB) que detém força na região do Médio-Norte, ambos aparecem com 0,67%.
O mesmo ocorre com Homero Pereira (PR), identificado com o agronegócio e do ex-secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT), também ex-prefeito de Juína por dois mandatos. O republicano e o petista estão com 0,33%.
Candidata à reeleição, a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) é lembrada por 0,33% dos sinopenses. A parlamentar possui base eleitoral na Baixada Cuiabana e tem o nome cotado para concorrer a Prefeitura de Cuiabá em 2012.
Com os mesmos 0,33% aparece o vice-prefeito de Cáceres Wilson Kischi (PDT) e o pecuarista Eduardo Moura (PPS). Garantem votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos 1,00%. Assemelhando-se aos levantamentos anteriores do Instituto Gazeta Dados, o número de indecisos permanece elevado. Não souberam ou não responderam 36,33% dos entrevistados.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) com o número 35152/2010. Foram realizadas 400 entrevistas e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é 95%, ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
Com 75.698 eleitores, o município de Sinop tem 114.051 habitantes de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Colonizada pelos sulistas, Sinop é a abreviação de Sociedade Imobiliária do Norte do Paraná . Após permanecer dois anos na condição de distrito de Chapada dos Guimarães, foi alçado à categoria de município em 1979 pelo então governador Frederico Campos.
Leia ainda
Blairo lidera para o Senado em Sinop; Yanai é o 2º
Silval tem 46% em Sinop, Wilson 25% e Mauro 10%, aponta Gazeta Dados
Gilson lidera para estadual em Sinop; Baiano é 2º, aponta Gazeta