PUBLICIDADE

Sinop: aprovado aumento para servidores e extinção de cargos

PUBLICIDADE

Os vereadores acabaram de aprovar, em sessão extraordinária, o projeto da prefeitura concedendo reposição salarial de 4,11% para todos os servidores municipais (em maio), aumento real que varia de 9,65 a 20,37% para 1.495 trabalhadores, a partir de setembro. Com isto, os funcionários devem encerrar a greve, que hoje entrou no 12º dia, e podem retornar ao trabalho amanhã. O sindicato cogita que os professores podem permanecer a mobilização porque não foram atendidos no pedido para reduzir de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho.

Também foi aprovada a extinção de 45 cargos de confiança e redução salarial para 228 que são nomeados (ocupando funções no 2º escalão). Com isto, está sendo viabilizada a reposição e aumento.

Esta é a maior greve da história do funcionalismo municipal em Sinop. Cerca de 14 mil alunos ficaram sem aulas desde o início do movimento. Também houve acúmulo de lixo no centro e nos bairros. A prefeitura tentou, duas vezes, no Poder Judiciário, proibir a greve, mas os pedidos não foram atendidos.

Centenas de servidores estiveram no plenário acompanhando a sessão. O sindicato ainda não confirmou que os profissionais voltam ao trabalho amanhã. Porém, a tendência é que os beneficiados com aumento real – garis, zeladoas, merendeiras, auxiliares – dentre outros- retomem as atividades. Foi marcada reunião, às 14h, entre o sindicato e o vice-prefeito Aumeri Bampi, além de secretários, para discutir as reivindicações dos professores, que não foram atendidas.

(Atualizada às 11:38h)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE