PUBLICIDADE

Sinop segue líder em casos de dengue; secretário diz que é normal

PUBLICIDADE

Francisco Specian Jr entrevista SN-renúncia (MarciO Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online aponta que de 1º janeiro até a última quinta-feira (13), foram notificados 2.809 casos (suspeitos) de dengue em Mato Grosso e destes, 856 são em Sinop, que lidera o ranking estadual. O secretário municipal de Saúde, Francisco Specian, disse que a quantidade é considerada normal para este período, levando-se em consideração a proporcionalidade da população, base do levantamento que é feito.

“Para esse período não é número alto, é normal, levando-se em consideração a proporcionalidade da população, cuja base é de 123 mil pessoas, é um dado real. A diferença para as cidades maiores, que apontam registrarem menos, é que o levantamento não é feito como deveria ser […]. Se fossemos fazer na mesma proporção que Cuiabá, Sinop teria 52 casos notificados, então, infelizmente, algumas cidades acabam subnotificando”, acusa o secretário.

Specian ainda afirmou que os números em Sinop ajudam também moldar a política pública de investimentos para conter o avanço da dengue. “A dengue é uma epidemia em todo lugar” disse, ao acrescentar que “de todos esses casos [em Sinop], nem 40% acabam confirmados”. A pasta atua “unida” com a de obras e também meio ambiente, no combate.

A secretaria estadual confirmou na semana passada, a primeira morte por dengue este ano no Estado, e foi em Sinop. Outros três óbitos estão em investigação em Cuiabá, Campo Novo dos Parecis e Várzea Grande). Ano passado, Sinop foi a cidade onde houve mais mortes em decorrência da dengue. Foram 4 pessoas que faleceram.

Do início do ano até a última quinta, Cuiabá teve 248 casos notificados, Rondonópolis 174 e Várzea Grande 109.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE