sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado apresenta projeto homenageando primeiro reitor da Unemat morto semana passada

PUBLICIDADE

O deputado estadual Adriano Silva (PSB) apresentou projeto, na Assembleia, para que a Universidade Estadual de Mato Grosso leve o nome do primeiro reitor, o professor Carlos Alberto Reys Maldonado, falecido na semana passada, após ter um acidente vascular cerebral. Adriano, que também foi reitor, considera que Maldonado foi o grande responsável pela consolidação da universidade.

"Em meio a uma área pantanosa, Carlos Maldonado enxergou um centro de pesquisa. Numa estrada de chão, viu a rota para o futuro. A condução e única condição para isso, seria uma educação superior pública e de qualidade. E foi na imagem de um barraco de madeira, que visualizou a figura do local que um dia viria a abrigar o templo do conhecimento. Assim, distante da Capital (200 km) e outros mais de grandes centros, foi erguida nos idos de 1993 a Universidade do Estado de Mato Grosso".

 "Nomear é o ato mais criador da linguagem. Portanto, nada mais justo do que homenagear a memória do pai da instituição, cujas histórias se confundem. Afinal, ele foi o responsável pela condução política na instalação da universidade, bem como pela expansão do ensino superior no Estado", destacou.

Segundo Adriano, o pedido da reitora Ana Maria di Renzo para a alteração do nome veio ao encontro dos próprios anseios de prestar homenagens ao amigo. Desta maneira, o deputado irá apresentar nas próximas semanas o Projeto de Lei que altera a designação da instituição para Universidade do Estado de Mato Grosso

Carlos Maldonado era bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e, ao retornar à cidade de Cáceres, ingressou, em 1986, como professor de Ciências Sociais, na Fundação Centro Universitário de Cáceres (FCUC). Em 1989, foi eleito pela comunidade acadêmica para o cargo de Coordenador do Centro Universitário, período em que se deu a criação da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC).   

À época, priorizou, entre outras ações, o projeto de expansão regionalizada da Universidade, em consórcio com as Prefeituras Municipais. Tais políticas foram cruciais para a criação do Campus de Sinop e dos Campi de Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Alto Araguaia, Nova Xavantina e Nova Luciara. Maldonado viabilizou, com gestores, junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, o primeiro concurso público para o magistério superior e o primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Docentes da UNEMAT, efetivando o início do enquadramento dos professores.

Quando assumiu a reitoria em 1994, a instituição possuía quatro cursos e atuação em uma única cidade. Ao renunciar ao segundo mandato eletivo, a UNEMAT contava com campi em 12 cidades e 43 cursos, numa área de cobertura de cerca de 90 municípios. Além disso, Carlos Maldonado publicou vários livros e comandou a pasta da Educação no Estado entre os anos de 1996 e 1998, e em Cuiabá entre os anos de 2001 e 2004.

A informação é da assessoria

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE