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Sorriso: empresa diz que falhas em hidrômetros não prejudicaram consumidores

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A empresa Águas de Sorriso divulgou, nota, hoje, sobre os laudos Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) das inspeções feitas em 5 hidrômetros, utilizados para medição do consumo de água de usuárioss, e que foram retirados aleatoriamente nos bairros para inspeção, após criticas de moradores que as tarifas subiram muito.  "Os laudos verificaram diversos parâmetros de aferição, como vazão, volume escoado, posição do ponteiro, volume medido e precisão dos equipamentos. Três dos cinco hidrômetros enviados estavam em conformidade com a Portaria nº 246/2000 do Inmetro, proporcionando aos clientes segurança quanto a real medição do consumo. Dois hidrômetros apresentaram submedição, ou seja, o consumo da residência era maior do que o medido pelo equipamento, causando perdas operacionais para a concessionária e, por isso, foram reprovados. Neste caso, os dois equipamentos analisados haviam sofrido desgastes pelo tempo de uso e não realizavam a medição correta do consumo, reforçando a necessidade de modernização do parque de hidrômetros no município", diz a empresa.
 
A Águas de Sorriso expôs também que "nenhum dos hidrômetros analisados estava medindo água de forma a prejudicar o consumidor. Conforme explica o coordenador do Procon Municipal, Hélio Blocker, a iniciativa de enviar os hidrômetros para análise ocorreu devido aos constantes questionamentos dos usuários após a troca de 9 mil equipamentos na cidade de Sorriso. Segundo ele, mesmo após os resultados dos laudos, o Procon continuará monitorando as reclamações para que haja uma prática de preços justa, que não prejudique os consumidores e nem a Águas de Sorriso".
 
“A concessionária tem atendido os usuários que apontam aumento nas faturas. Estamos à disposição para realizar vistorias e, muitas vezes, constatamos que os maus hábitos de consumo e a presença de vazamentos nas residências são os grandes vilões da fatura”, ressalta o diretor-executivo da concessionária, José Ailton Rodrigues. Segundo ele, a troca dos hidrômetros no município é um procedimento normal, já que os equipamentos sofrem desgastes ao longo dos anos. “Vamos continuar trabalhando para sanar dúvidas e oferecer um serviço de qualidade”, reforça.

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