A cobrança de pedágio em 9 praças da BR-163 começa já neste segundo semestre, mas a data ainda vai ser anunciada pela concessionária. O diretor de operações, Fábio Abritta, esteve em Sinop, nesta quinta, e foi cauteloso ao falar em um possível aumento, diante da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o primeiro reajuste, mesmo antes da instalação das praças, cerca de 10 meses após assinatura do contrato, em março do ano passado. Passou de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados), apresentado no leilão, para R$ 0,02661.
As praças de pedágio vão ser em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Itiquira, Rondonópolis, Campo Verde/Santo Antonio de Leverger, Cuiabá/Santo Antonio de Leverger, Acorizal/Jangada, Diamantino. A obra da praça de pedágio em Mutum é a mais adiantada. “Foi feito reajuste [na tarifa] em função de novas obras que foram adicionadas as obrigações da concessionária. Sempre que há adição de algo não previsto no contrato consequente gera o reequilíbrio do contrato”, disse. “No momento não está prevista nenhuma outra alteração, mas se elas forem provocadas serão objetivos de estudo”, acrescentou.
Abritta apresentou um balanço do primeiro ano de contrato de concessão da rodovia e também dos planos para o trecho em Sinop, que será duplicado, mas somente entre 2018 e 2019. “A área urbana de Sinop é da ordem de 40 quilômetros, desde o entroncamento com a MT-220, até o Alto da Glória”, declarou.
Apesar do cronograma de duplicação, frisou ainda obras que ainda podem acontecer nos próximos meses. “Nesse ano, a nossa previsão é executar algumas passarelas, principalmente em pontos onde há escolas e também travessia de alunos. Temos que fechar, porque temos que concluir esse projeto da duplicação aqui em Sinop, para que possamos submeter a agência e ter aprovação”. Inicialmente, seriam feitas 4 para as pessoas passarem de um lado para outro da rodovia em segurança. Mas a prefeitura tem reivindicado 8, no perímetro urbano, incluindo Alto da Glória e Camping Clube.
Brita ainda falou em trevos e viadutos. “Estamos prevendo vários trevos, principalmente da ligação de bairro-bairro, porque quando da execução da duplicação, a rodovia vai estar totalmente bloqueada no eixo do canteiro central, portanto, as travessias na pista duplicada só se farão em desnível”, explicou. Há estimativa de pelo menos 10 viadutos.
A concessionária informou que, neste primeiro ano de concessão, a recuperação emergencial foi completa nos 453,6 quilômetros da BR-163, sob sua responsabilidade. Na região Norte, os principais trabalhos foram a restauração do pavimento e da sinalização entre Diamantino (Posto Gil) e Nova Mutum, a limpeza e conserva da área marginal à pista e a recuperação na travessia urbana de Sinop.