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Empresa muda plano e duplicação da BR-163 no Nortão vai demorar até 4 anos

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A duplicação da BR-163 no Nortão, pela empresa concessionária que assumiu a rodovia, vai começar em 2019 e não ano que vem como previsto, inicialmente, no plano aprovado que foi apresentado na licitação. Ao invés de começar por Sinop e seguir até a divisa com Mato Grosso do Sul, a concessionária Rota Oeste confirmou, esta manhã, que houve mudança no planejamento e está sendo feita rota inversa. Já começaram obras de 25 km de duplicação em Rondonópolis, que devem ser entregues até abril do ano que vem.

"Era para começar a duplicação em 2015 e antecipados para este ano visando atender este gargalo de acesso ao terminal de grãos (ALL) para escoar mais rapidamente a produção agrícola que vem do Nortão e outras regiões, explicou, ao Só Notícias, o diretor geral da Rota Oeste, Paulo Meira Lins. Ele expôs que houve pedido "do governo, da sociedade"e classificou como "natural" a mudança do planejamento. "A rodovia tem muitos gargalos, trechos criticos e um deles é ao terminal de grãos. De certa forma os produtores da região Norte também serão beneficiados", acrescentou. "Naturalmente, as duplicações no Norte serão feitas depois mas ainda assim, em 5 anos é um prazo razóavel de ter esta rodovia integralmente duplicada", afirmou. Ele não confirmou se a antecipação das obras de duplicação já refletirá no aumento no preço da tarifa de pedágio que começa a ser cobrada a partir de 2015, a partir de R$ 2,64.  "Houve impacto financeiro e estamos discutindo com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) como serão regulados. O mais importante é que não vão prejudicar o ritmo das obras", garante. O cronograma é duplicar 72 km no primeiro ano

O diretor também reiterou que a Rota Oeste não é a responsável pelos 850 km da rodovia, da divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop. A Rota Oeste ficou responsável por 450 km nos seguintes trechos: Itiquira (perto da divisa) a Rondonópolis, o contorno de Cuiabá e entre o Posto Gil e Sinop. O DNIT ( Departamento Nacional de Infra-estrutura) ficou responsável por 400 km que estão sendo ou serão duplicados pelo governo federal. Após o prazo de 5 anos, quando o DNIT concluir as obras, a concessionária assume integralmente a responsabilidade pela BR-163 em Mato Grosso.

Está confirmada também a implantação de 6 balanças para identificar carretas que estiverem com excesso de peso. Serão 7 bases da Polícia Rodoviária Federal no trecho da concessão.

Conforme Só Notícias já informou, no próximo dia 20 começam ser prestados serviços de atendimentos aos usuários. Em toda a extensão haverá 26 caminhões, guincho, 13 ambulâncias de resgate, 5 UTIs móveis, 5 caminhões pipa, 18 bases de atendimentos, 5 veículos para apreender animais. Serão instaladas cerca de 500 câmeras de monitoramento do tráfego. A ouvidoria atenderá pelo fone 0800- 065 163

As ambulâncias e UTIs estarão equipadas e cada uma terá 3 profissionais. As de resgate terão dois socorristas e um condutor. As UTIs, médico, enfermeiro e condutor para atender casos mais graves.

A BR-163 é trafegada diariamente por cerca de 70 mil veículos sendo que 68% são de transportes de carga.

 

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