A bancada do prefeito Juarez Costa derrubou, ontem, em votação na sessão da câmara o requerimento 018 que explicações da prefeitura e cópia integral do processo de escolha da Oscip (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) que estaria sendo contratada para administrar a saúde básica do município. Os vereadores de oposição buscavam informações da área em que a entidade trabalharia, quanto a prefeitura vai pagar, que serviços serão prestados.“Ficamos preocupados com essa situação. Já entramos com um pedido no Ministério Público, porque ao nosso ver, a função dessa Oscip não é para contratação de médicos e enfermeiros, que é responsabilidade do município. Deveria se restringir somente à parte de limpeza e outros serviços”, explicou Wollgran.
A Oscip, segundo o vereador, será responsável por toda a administração do pessoal da rede de saúde do município. “Estamos tendo problemas em todas as terceirizações e concessões, um exemplo é a coleta de lixo, que está problemática, a cidade inteira está reclamando”, citou ele.
Para o vereador, a entrada da Oscip “é mais uma forma da administração burlar a realização do concurso público que já devia ter sido feito. Seis anos de administração sem um concurso, isso não está dentro da legislação”. Wollgran Lima fez o pedido juntamente com os vereadores Fernando Assunção e Cláudio Santos.
A entidade que poderá ser contratada em Sinop é investigada pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, em 2011. Foi acusada de desvio de recursos públicos na operação Dejavu 2.
Outro lado
O líder do prefeito, Mauro Garcia, explicou que o processo ainda está em licitação para contratar a Oscip que prestará os serviços. "Ainda está em andamento o processo licitatório", esclareceu o líder. "Propus ao vereador que retirasse o requerimento uma vez que não havia objeto e assim que fosse o concluído a licitação ele apresentaria requerimento que aprovaríamos, assim que fizemos ontem com outros dois requerimentos", esclareceu. "Por conta disso votei contra e a bancada acompanhou e parte se absteve", acrescentou.
(Atualizada às 15:43h)