A segunda etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti começa no próxima segunda-feira, pela manhã, com vistorias feitas por bombeiros, agentes de endemias, fiscais sanitários, nos estabelecimentos comerciais e residênciais do quadrilátero central – entre as avenidas Figueiras, Embaúbas, Jacarandás e Itaúbas. Serão utilizadas escadas telescópicas na fiscalização das calhas das edificações na busca por criadouros e larvas do mosquito, que transmite dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Os agentes notificarão e multarão os proprietários onde houver focos, de acordo com a lei municipal. As empresas que não têm ganharão um selo de qualidade criado pela campanha.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 8 de fevereiro a 12 deste mês, com orientações aos empresários e moradores da responsabilidade de cada um em manter empresa e a casa longe do mosquito, praticando ações de limpeza de vistoriando das calhas, quintais, recipientes com água, gavetas de geladeira, bandejas do ar condicionado, umidificadores de ar, ralos e canaletas de drenagem, entre outros. Cerca de 900 empresas e residências foram notificadas, informa a assessoria.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) fazem parte, juntamente com prefeitura e entidades da mobilização para eliminar focos das doenças.