Integrantes do Fórum Sindical e do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindspen) fizeram um acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), sob intermediação da desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, e foi deliberado que os detentos do sistema penitenciário poderão receber visitas de parentes de forma parcial, neste domingo.
A intervenção ocorreu após os ataques a ônibus, entre ontem à noite e esta madrugada, a mando de presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), que tiveram as visitas canceladas durante o período de greve dos agentes prisionais.
Ficou decidido que os presos poderão receber a visita de forma parcial, apenas uma pessoa por detento. Eles têm, geralmente, a oportunidade de três visitas por vez. Entretanto, as unidades prisionais ainda irão avaliar se os reeducandos dos raios onde aconteceram princípios de motim terão o direito à visita neste domingo.
Erotides participou, esta manhã, de reunião emergencial no Palácio Paiaguás, com o governador Pedro Taques e a cúpula da segurança. A desembargadora então intermediou a situação com o Fórum Sindical, que no final da tarde, apresentou a possibilidade de retorno das visitas nas unidades prisionais.
Três ônibus foram incendiados e dois sofreram tentativas, e outras ocorrências mobilizaram o efetivo policial entre ontem à noite e esta madrugada, em Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior. Boatos na internet, de que os crimes tinham sido ordenados por presos acabaram se confirmando com a identificação de um deles, detento da PCE.